terça-feira, 28 de outubro de 2008

MORADA NOVA, POTIRETAMA E FORTIM: DEFINIDA DATA DE VISITAS DA OPERAÇÃO DESMONTE


Hoje o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público iniciam operação contra desmonte de prefeituras no interior do Ceará. Representantes da comissão criada pelos dois órgãos irão investigar 20 cidades. O grupo inicia as visitas aos municípios de onde partiram denúncias que podem configurar desmonte, como Caucaia, Palmácia e Guaramiranga, os três primeiros.

As visitas ocorrem nos municípios onde os prefeitos não se reelegeram ou não conseguiram fazer sucessor. Desde o final do pleito, a população e políticos da oposição pedem um posicionamento dos órgãos a fim de solucionar embates para que as transições possam ocorrer tranqüilamente em janeiro de 200

Até o dia 28 de novembro, os representantes da comissão pretendem ter visitado os 20 municípios divididos no seguinte cronograma: Groaíras, Santana do Acaraú, São Luiz do Curu, Itapajé (2 a 7/11); Canindé, Ipu , Aurora e Brejo Santo(10 a 14/11); Morada Nova , Potiretama e Fortim(17 a 21/11); Arneiroz, Saboeiro, Cariús, Barbalha e Araripe(24 a 28/11).

Os dois órgãos se apressam para iniciar a operação, já que os novos prefeitos tomam posse em janeiro de 2009 e no dia 19 de dezembro a Justiça entra em recesso. “Simbolicamente, a idéia é de que façamos a biopsia, ou seja, o diagnóstico preventivo, para não termos de agir na autópsia, isto é, quando as coisas estiverem perdidas ou forem de difícil recuperação”, destacou o presidente do TCM, conselheiro Ernesto Sabóia.

Tema recorrente sempre após as eleições, o desmonte de prefeituras não tem sido caso de punição para os que fazem mau uso da máquina pública. Além do empenho do TCM e do MP, grande parte dos opositores que devem receber as administrações em 2009 pedem à Justiça punições concretas aos que praticam as irregularidades. (Com informações do O Estado0

Nenhum comentário: